sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O Jovem do Bem

Em um de nossos encontros os jovens estavam preocupados em saber de que forma agir para serem felizes, para se “darem bem”, para que as coisas boas acontecessem com eles. Então lembrei de um capítulo do Evangelho Segundo o Espiritismo e adaptei para os jovens, e a coisa ficou mais ou menos assim:
O Jovem do bem é justo, respeita os direitos dos outros, respeita a natureza, sabe que é respeitando que se é respeitado.
Quando é liderado compreende a posição que ocupa e se empenha em fazer o melhor.
Quando é líder trata os liderados com benevolência, entendendo que todos são iguais perante Deus, procura sempre elevar a moral do grupo e manter a união.
O jovem do bem é eficaz, porque não abusa daquilo que lhe foi dado, é humilde pois aproveita sempre para ressaltar o que os outros tem de melhor.
Ele se conhece, pois reconhece e estuda suas próprias imperfeições, combatendo-as no seu dia-a-dia.
O jovem do bem é discreto, não procura defeitos nos outros para depois espalhar. É dócil e tolerante, sendo indulgente para com as fraquezas alheias, pois sabe que também tem fraquezas e que necessita do ombro amigo de outras pessoas.
Ele perdoa, pois tem em seu espírito as palavras do Mestre: “é perdoando que se é perdoado”, e se esforça na prática do bem, pois sabe que o sol nasce todo dia para todos e que praticando o bem aprimora sua força vital no caminho para a felicidade e evolução espiritual.
Enfim, sabe que ninguém é perfeito e que se continuar na busca de sua melhora interior alcançará uma pequena parcela do que podemos chamar de felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário